03maio

Aprendizagem

A Alvorecer Ação Social é uma entidade formadora de adolescentes aprendizes há mais de 20 anos, executa a formação teórica do curso de assistente administrativo para atualmente 70 adolescentes.
O perfil sócio econômico deste público é caracterizado por famílias em situação de vulnerabilidade social.
Na operacionalização e monitoramento realizado pelo Serviço Social da unidade, constata-se que a inserção de adolescentes de 14 a 18 anos incompletos no mercado de trabalho, possibilita a construção da sua identidade, bem como a sociabilidade e pertencimento social, desenvolvendo estes sujeitos em sua totalidade. Observa-se um índice positivo de mudanças no contexto familiar, após o período de inserção no programa, visto que além da formação teórica e prática a entidade tem como objetivo a formação cidadã deste sujeito.
O Programa do Aprendiz é desenvolvido em turnos de 4 horas semanais.
– Grupo de Adolescentes de 14 anos aos 18 anos incompletos em turnos variáveis de 4 horas semanais.
Atualmente é realizado as sextas-feiras a tarde, mas com a proposta de expansão e abertura de novas turmas, isso fará com que também seja realizado em outros dias da semana.
O programa será monitorado de forma sistemática, através dos profissionais da equipe multiprofissional da Alvorecer, os quais acompanham por meio registros e relatórios o índice de participação e satisfação dos adolescentes.

No que tange a avaliação do projeto, a instituição conta com os seguintes instrumentais: Relatórios quatiqualitativos, Demonstrativos Mensais, Formulários de Avaliação e fichas de acompanhamento individualizado, sendo este último de uso privativo e exclusivo do Serviço Social e Psicologia de acesso restrito, os quais dão subsidio para avaliação anual do programa.
Contamos ainda com a Fiscalização do Ministério do Trabalho por obrigação de seguir as diretrizes do Curso de Aprendiz Assistente Administrativo n°35586